top of page

chegada

escute!

uma jornada para jogar.

jogando, aprendemos muito do que somos.

podemos aprender a jogar de outras formas, observando outras formas de jogar.

afinar-se: como estou chegando para esse jogo?

nessa trilha, compartilho atividades e estratégias que despertam a auto-percepção e a percepção do grupo.

ao longo de minha experiência tenho percebido o quanto é importante estabelecer contato tanto comigo, com minhas emoções e pensamentos, quanto com as pessoas com quem me relaciono nos processos que vivencio. esse contato pode ser feito de muitas maneiras, sendo que o interesse está em mapear como estamos, estabelecer conexão (seja consigo ou com o grupo), criar espaços de escuta e acolhimento, entre outras tantas coisas.

penso que a ideia de "chegada" vem da prática de aquecimento e aprofunda, ou talvez, amplie essa prática. antes de "aquecer", é preciso chegar, conferir-se, perceber-se, até para poder escolher qual o melhor aquecimento, ou preparação para a prática.

trazendo para o campo das práticas que envolvem a voz-corpo, considero importante criar o hábito da auto-observação. voz e corpo nascem com a gente e nos acompanham nessa jornada por essa vida, cotidianamente. falamos todo dia, nos movemos todo dia, sentimos, lembramos, respiramos. ações cotidianas que estarão em foco no processo.

completo essa introdução compartilhando que talvez a auto-observação seja um processo bastante desafiador. posso dizer daqui, do quanto aprendo cada dia a observar sem julgar, observar para me reconhecer e me acolher, para poder escolher que caminho seguir.

atividades por carta

outras reflexões...

certa vez, na Cidade do México, escutei de Mestre Acordeon, a seguinte frase: é preciso afinar o grupo! e logo em seguida ele comenta: afinal, uma pessoa chega bastante irritada, tomou chuva, saiu tarde do trabalho, transporte lotado, cansada; a outra saiu com tempo, recebeu uma boa notícia, estava descansada e protegida da chuva. daí, as duas vão entrar numa roda de capoeira, para tocar juntas, para jogar, elas precisam então estar afinadas, precisam de um momento para se escutar e se equalizar.

essas noções de afinação e equalização são as que compartilho nessa jornada.

deixo uma passagem do capítulo Vibração, do livro Formação sem Forma (Ruiz e Vourloumis).
“Invisível a olho humano, a energia vibracional está em tudo e em todos; suas forças ondulam em frequência animadora. Vibrar-junto é ressoar na enfática e eletrizante ausência de estrutura, formação sem forma que transmite uma série ilimitada de ações. Todo movimento reverbera nos interstícios e nos excessos da existência, pois devir é, também, oscilar na plenitude do vazio.
Ouça a onda batendo e respirando em mares atômicos. Sinta os sentidos."

(Ruiz e Vourloumis, 2023)

RUIZ, S. VOURLOUMIS, H. Formação sem forma: caminhos para o fim deste mundo. trad. Rodrigo Gonçalves, Cian Barbosa. São Paulo. sobinfluencia edições. 2023. 160 p.

©2024 por ritamaria. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page