contornos para o corpo
- Ritamaria Rirri
- 20 de jan. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 11 de jul. de 2024
QUESTIONAMENTOS (início de janeiro de 2020, alguns meses antes da pandemia): . Como vivemos a cidade? . Por que vivemos em cidades? . Quais as formas possíveis de vida nesse mundo? . O que esse espaço nos propõe? . Como sentimos o espaço em nosso corpo? . Como respiramos? . O que vemos? . Como escutamos?
PROPÓSITO (de vida?)
Sensibilizar a percepção pela escuta, pela visão, pelo odor, pelo tato, pelo movimento
Repensar minha experiência enquanto pessoa urbanizada, repensar (ou ressignificar) minha maneira de habitar o espaço-tempo
Ressignificar relações de consumo, ocupação, valores.
CAMINHOS
Corpo-território: o único lugar, verdadeiramente meu, é o corpo, ainda que como mulher essa seja uma meia-verdade, uma vez que, na sociedade em que vivo, a mulher não tem autonomia sobre seu próprio corpo. O corpo é o lugar que habito como ser no mundo. O corpo é a terra, é da mesma constituição da terra, é mineral (antroposofia). O corpo sem vida degenera, se decompõe, vira terra. O corpo primordial não precisa da cidade, da propriedade, do industrial.
O corpo por ele mesmo, recuperar o corpo como território, como espaço pessoal,ORGÂNICO, como lugar de conhecimento, de saber, a essência do corpo.
Reconhecer as muitas opressões e os muitos condicionamentos aos quais o corpo está submetido. Escutar o básico e primordial do corpo.
O corpo no espaço acolhedor, como o percebo? O que acesso e como posso ampliar minha sensibilidade corporal ou corpórea?
Cartografias do corpo.

CORPO E ESPAÇO URBANIZADO: Após uma limpeza inicial de sentidos, como esse corpo se desloca e percebe o espaço urbanizado? (aqui limpeza, pensando em Schafer, limpeza dos ouvidos, retirada dos excessos de informações que os sentidos recebem na cidade) Detectar os filtros que crio para poder habitar este espaço de hiper-estimulação. O que me bloqueia? O que me seduz? O que me repele? CORPO E CONSUMO: Camadas não corpóreas que utilizo para camuflar ou transformar o corpo a fim de encontrar consolo, conforto, segurança e proteção.
Comments