insights de germinar #1
- Ritamaria Rirri
- 3 de fev. de 2020
- 1 min de leitura
aforismos sobre voz e processos pedagógicos
cada pessoa tem a sua razão e a sua verdade
cada pessoa tem a sua voz
a voz não pode ser ensinada ou treinada - a voz está para ser escutada, acolhida, reconhecida. a voz está para ser libertada das crenças de que existe um jeito certo de soar a voz...
a verdade da voz é ela ser única, e ser múltipla - acredito que existem muitas vozes na voz, das diferentes emoções que se fazem soar, em prantos e gargalhadas, espantos, lembranças, medos e suspiros... vozes dos pensamentos, vozes da memória.
vozes que reconhecemos como nossas, quando estamos abertos a nos escutar. vozes nossas com as quais podemos brincar quando estamos em ambiente acolhedor. ambiente lúdico, que desperta a criança interior, que liberta nosso corpo dos juízes severos, dos silenciamentos, da vergonha de ser criança de novo. experimentar o novo, o não saber, o desconhecido, e gostar da vertigem, porque o vôo é seguro - é no som, e o som vai embora, se não grava ele simplesmente some, se perde no tempo do efêmero.
ah, que maravilha é poder brincar de voz, com a voz, na voz... e deixar a voz mesma, por si, entidade em nós, nos conduzir por aventuras indescritíveis pelo universo das palavras. a liberdade e a força de se saber capaz de entoar a sua própria voz e sua música, é possível. e é bonito, tão bonito...
acho que minhas maiores emoções são nesses encontros em que mais estamos frágeis, em que menos nos conhecemos e em que tudo é muito misterioso. nessas horas celebro o desconhecido de cada encontro por me propiciar tantas surpresas!

Comentarios